31 julho 2009

Tripod

Tripod é um estranho compressor de 3 bandas, porém Free.





Autor: krakli
Versão: 1.0?
Ano: ?
Tipo: Freeware

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30 julho 2009

Nivele sons de diferentes volumes no Audacity

Aprenda a aumentar o volume de sons baixos de uma gravação sem comprometer a qualidade da sua faixa.

Ligue um microfone em uma sala grande e registre uma conversa. O volume de voz dos que estavam próximos do microfone ficou bom na gravação, mas quase não se ouve o que foi dito pelos que estavam mais afastados. Registros com diferentes níveis de voz também são comuns em gravações de conversas e conferências pela internet, o volume quase nunca coincide. Aprenda a nivelar volumes diferentes de uma mesma faixa sem perder qualidade, utilizando o Audacity.

Nivelar diferentes intensidades de uma faixa de áudio não significa torná-la monótona, mas sim trazer todas para um volume perecido. É um excelente recurso para destacar os sons que ficaram muito baixos em uma agravação sem distorcer os sons de grande intensidade. Para realizar a tarefa, aplicam-se três efeitos: Compressão, Amplificar e Remover ruído.

Reconheça seu arquivo

Comece abrindo o seu arquivo de áudio com o Audacity e faça um breve reconhecimento do conteúdo da faixa. Perceba onde se localizam exemplos de partes com intensidade alta e outras com intensidade baixa. Volumes são descritos como intensidades sonoras, os volumes altos são chamados de grandes intensidades, pois o desenho destas ondas é mais acentuado que as de baixo volume.

Reconheça as diferentes faixas.

1- Som de intensidade baixa (volume baixo)
2- Som de intensidade alta (volume alto)

Compressor

Para nivelar a faixa, é preciso comprimir os volumes altos e amplificar os baixos até que estejam em um padrão equivalente. Porém, é preciso fazer isto gradativamente, aplicar efeitos com grande intensidade implica na perda de qualidade. Comece selecionando a faixa em questão, faça isso com o cursor do mouse.


Selecione a faixa clicando aqui.

Selecione então o efeito Compressor dentro da aba Efeitos, assim como na figura abaixo.

Efeitos, Compressor.

Dentro desta janela , aplique as mesmas configurações da figura a seguir e clique em OK.

Aplique a Compressão.

Note que, após a aplicação do efeito, as intensidades altas e as baixas se encontram um pouco mais próximas.

Amplificar

Feita a compressão, chegou a hora de amplificar o sinal da faixa para valorizar os volumes de baixa intensidade. Mantendo a faixa selecionada, selecione agora a opção Amplificar dentro de Efeitos.

Efeitos, Amplificar.

Nas opções da janela, ajuste a Amplificação para 5,0 db e marque a opção permitir clipping, assim como na figura abaixo.

Aplique o Amplificar.

Repita o processo

Perceba que agora todas as ondas estão mais intensas. Contudo, é provável que ainda existam diferenças entre os volumes.

Após a aplicação dos efeitos.

Seu trabalho agora consiste em repetir o processo até perceber que os volumes se nivelaram. Intercale os processos entre Compressor e o amplificador até que a intensidade das ondas fique equivalente, utilizando sempre as mesmas especificações anteriores. Ao final, sua faixa deve estar parecida com a figura abaixo.

Repita o processo até ficar com algo parecido.

Perceba que a diferença entre a intensidade das ondas está muito menor do que no começo, quase não se nota mais a diferença entre os volumes. Nos testes realizados no Baixaki, cada efeito foi aplicado 5 vezes, por exemplo. É importante que o usuário não repita o processo mais vezes do que necessário, pois isto implica na valorização dos ruídos.

Remover ruído

É impossível gravar um som puro, ou seja, um som completamente livre de ruídos. Geralmente este ruído é baixo, contudo, ele também foi amplificado através do processo até aqui.

Para reduzir o ruído, comece selecionando com o cursor do mouse uma parte da faixa onde não haja nenhum som relevante, apenas os ruídos. Recomenda-se sempre dedicar alguns segundos da gravação ao silêncio, ou seja, para a captação dessas interferências. Quanto maior for este tempo dedicado à captação de ruídos, mais eficiente será o processo de remoção.

Selecione um treixo apenas com ruídos.

3- Trecho da faixa sem sons relevantes, apenas ruídos.

Com o trecho selecionado, acesse a opção Remover ruído dentro de Efeitos.

Opções, Remover ruído.

Nesta janela, clique na opção Perceber perfil de ruído dentro do Passo 1.

Defina o padrão dos ruídos.

Em seguida, selecione a faixa inteira, assim como fez nos efeitos Compressor e Amplificar. Acesse novamente o efeito remover ruído, desta vez atente-se para o passo 2. Mantenha todos os dados na configuração padrão, apenas clique na opção OK para aplicar o efeito.

Agora aplique a remoção.

Ao final, sua faixa deve ficar similar a esta. Repare que os sons que antes apresentavam intensidades diferentes, agora possuem um volume equivalente. Por outro lado, os ruídos que também foram aumentados por consequência do processo, ao final foram reduzidos.

Resultado final.

O número de passos durante o processo pode ser grande, mas com um pouco de prática o trabalho não deve levar mais que alguns minutos. Esta é apenas uma das aplicações do Audacity, se você quer saber mais com usar os efeitos do programa ou quer aprender a outras dicas como esta, envie sua dúvida para nós.

Fonte: Baixaki



29 julho 2009

PianoVerb

PianoVerb é um plug in com efeitos Reverb porem deixando semelhante ao som de um Piano eletrico, é meio coplicado explicar, só ouvindo pra entender.





Autor: PSP Audioware
Versão: ?
Ano: ?
Tipo: Freeware

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28 julho 2009

Como passar o filtro de redução de ruído no Audacity

Aprenda de maneira simples como remover ruídos indesejados nos seus arquivos de áudio usando o Audacity.

Uma das coisas mais irritantes na hora de gravar algo usando o Audacity é o fato de termos ruídos de fundo nos arquivos de áudio. Esses ruídos podem vir do som ambiente, do ar condicionado, do vento que passa pelo microfone ou até mesmo de ruídos do próprio computador. A grande vantagem do Audacity é que ele possui um filtro de redução de ruído que funciona muito bem e é muito fácil de usar.

A primeira coisa que se deve prestar atenção antes mesmo de começar a gravar é que muitas vezes é inevitável gravar os ruídos de fundo do ambiente onde estamos, por mais silencioso que ele seja. Como dificilmente iremos gravar em um estúdio profissional com acústica perfeita, teremos às vezes um pequeno zumbido ou ruído que pode ser visível nos momentos de “silêncio”.

A faixa de som que está no projeto do Audacity vai mostrar as curvas de som, com seus picos e vales. Quando fazemos silêncio, o ideal é que o programa não capte nada e forme uma linha reta. O ruído de fundo pode ser visível como pequenas curvas que fazem essa linha ficar irregular. O papel do redutor de ruídos é justamente remover esse barulho.

Veja como se parece a faixa com ruído de fundo

Por isso aconselha-se que ao iniciar uma gravação, deixe alguns segundos de silêncio para poder gravar os ruídos de fundo. Isso pode ser feito também no final da gravação. Isso vai ser extremamente importante para que o filtro funcione corretamente.

O processo de remoção de ruídos ocorre em dois passos. No primeiro, você pega o “perfil do ruído” e no segundo, você efetivamente remove o ruído do áudio.

O filtro de remoção de ruído está no menu


Primeiro passo – Perfil de Ruído

O filtro de redução de ruído encontra-se no menu “Efeitos”, com o nome de “Remover Ruído”. Ao clicar ali, você abre o controlador do filtro. O primeiro passo é “Perceber o perfil de ruído”. O que este botão faz é ouvir o que você considera como ruído. Por isso é importante deixar aqueles segundos de silêncio ou no início ou ao final de sua gravação.

Selecione essa parte que você considera ruído, vá até o controlador do filtro e clique em “Perceber o perfil de ruído”. Agora, o que ele fez foi guardar esse trecho selecionado. O próximo passo é selecionar a parte do som que você deseja limpar. Geralmente, passa-se o filtro em toda a faixa de áudio. Mas, pode ser que você só queira remover aquele som em alguma parte específica e para tal, basta selecionar somente essa parte. Se você quiser remover o ruído da faixa toda, clique no botão da faixa na lateral esquerda da tela.

Segundo Passo – Removendo o Ruído

Depois de selecionar a parte do áudio ou todo ele para limpar, seu próximo passo é configurar o filtro propriamente dito. Em versões mais antigas do Audacity, esse comando se encontra no mesmo controlador do filtro, porém ele é só uma barra com as opções de Menos (less) ou Mais (more), ou seja, você pode escolher se vai remover menos ou mais som. Se este for o seu caso, o aconselhado é remover menos, pois se você remover mais é possível que o filtro tire também a qualidade do seu áudio.

Se você tem uma versão mais recente, você encontra mais opções no filtro, que são:

Redução de ruído (dB): Esta é a quantidade de redução de ruído aplicada. Valores menores geralmente funcionam melhor. Se você deixar este valor muito alto, o áudio que você quer manter pode ser afetado também. Geralmente é melhor reduzir o som de fundo do que tentar removê-lo completamente.

Controlador do Filtro de Remoção de RuídosControlador do Filtro de Remoção de Ruídos

Suavização de frequência (Hz): Quanto maior for este valor, mais o filtro vai considerar diferentes frequências como sendo “as mesmas”. Se seu ruído é uma frequência única, como um zumbido ou um apito agudo, este valor deve ser deixado baixo. Se seu ruído parece mais a um chiado, então um valor maior pode ser melhor.

Tempo de ataque/caída (segs.): Este é quão rápido o redutor de ruído reage. Use valores altos se o som de fundo é constante, como o barulho de um ar condicionado. Use valores menores se ele varia rapidamente, como o barulho de um ventilador.

Enquanto você ajusta esses valores ou após ajustá-los, você pode testar o resultado, apertando o botão “Testar”. Nesse teste, o ideal é você ouvir menos ruído possível. Teste os valores à vontade até encontrar uma combinação que lhe agrade. Quando terminar os ajustes, clique em “Ok”.

Oops. Eu errei...

Caso você tenha colocado alguma configuração que não lhe agradou ou caso o filtro tenha removido mais sons além do ruído de fundo, você pode simplesmente teclar “Ctrl+Z” para desfazer o processo e recomeçar. Lembre-se que sempre que você iniciar o Audacity você deve reconhecer o perfil do ruído para remover. E sempre que você quiser trocar o perfil ou encontrar um trecho onde o ruído seja mais claro, você pode, repetindo o primeiro passo. O último perfil de ruído percebido será o perfil usado pelo filtro.

Removendo Cliques

Outro tipo comum de ruído são os cliques. Eles podem acontecer por diversos motivos, mas geralmente são pequenos ruídos captados do próprio computador. Para removê-los, o processo é mais simples do que o de remoção de ruídos, até mesmo porque os cliques são mais simples também.

Antes e depois de remover os cliques

No mesmo menu “Efeitos”, você encontra a opção “Remover cliques...”. Selecione e ajuste as opções existentes de limiar (quanto menor, mais sensível) e de tamanho máximo de pico (quanto maior, mais sensível). Se quiser, você pode testar a configuração antes de aplicá-la. E caso erre, também pode desfazer com “Ctrl+Z”.

Finalizando

Esses são os passos para remover ruídos de fundo no Audacity. Tome cuidado, pois muitas vezes o programa não sabe diferenciar o que é ruído e o que é som. Essa diferenciação deve ser sua.

Fonte: Baixaki

27 julho 2009

Driver BCD3000

Hoje estreia a categoia Drivers.
E pra começar disponibilizo os drivers para a BCD3000 da Behringer.


Autor: Behringer
Versão: 1.2.0.0
Ano: 2008
Tipo: Freeware

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24 julho 2009

X-Citer4

X-Citer4 divide o som em 4 passagens aplicando efeitos diferentes em ambos os canais, tem um
pouco de Ocilador, filtro, confesso que achei bem estranho, mas não deixei de posta-lo.





Autor: Krakli
Versão: 1.0?
Ano: ?
Tipo: Freeware

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23 julho 2009

Aumente o volume de suas gravações no Audacity

Gravou alguma coisa, mas o volume ainda está baixo? Descubra como aumentá-lo sem grandes complicações!

Se você está começando agora no mundo das gravações de áudio e se pergunta como aumentar o volume dos seus podcasts, músicas ou qualquer outra coisa que você grave, fique atento para estas dicas. Afinal, não é preciso aumentar o volume só nas suas caixas de som para ouvir melhor. Se o arquivo de som estiver com o áudio baixo, pouco vai adiantar. Portanto, se você ainda não tem o seu Audacity, clique aqui para baixar e conferir um dos melhores programas gratuitos para edição de som que o Baixaki disponibiliza para você.

Tudo o que você vai precisar para realizar este tutorial é:

* Um bom microfone

* Audacity já instalado no seu computador


Portanto, não perca tempo e grave qualquer som no seu editor de áudio. Feito isso, você vai notar que as linhas que mostram qual é a intensidade com que o som está sendo registrado. O nome exato destas linhas é “curvas de som”. Com elas você pode ter uma ideia do volume em que o áudio foi gravado.

Caso as suas curvas tenham ficado muito baixas, significa que o volume do que você gravou está bem baixo. Para aumentá-lo o processo é bastante simples. Basta selecionar a Ferramenta de Seleção para marcar todo ou um trecho do que foi gravado previamente e acessar o menu "Efeitos" e em seguida clicar em "Amplificar" . Confira a imagem abaixo para visualizar este processo.


Quando você clicar em “Amplificar”, verá uma nova janela com uma barra de controle e uma checkbox para “Permitir clipping”. Não é obrigatório marcar esta caixa. Porém, se você está trabalhando com áudio em Stereo, é recomendável marcar para que um dos lados não fique mais amplificado que o outro. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de decibéis. Você pode acabar distorcendo o som e provocando ruídos desnecessários na sua gravação.


Compare os resultados na imagem abaixo:


Você pode selecionar toda a sua gravação pressionando "CTRL + A" no teclado, caso deseje aumentar o volume de todas as curvas de som.

Muito bem, agora que você já aprende como aumentar o volume das suas gravações no Audacity.

Fonte: Baixaki



22 julho 2009

TrAmp

TrAmp é mais plug in que combina varios efeitos, sendo alguns deles: Filter, Distortion, Phazing, Echoing.




Autor: Krakli
Versão: 1.0?
Ano: ?
Tipo: Freeware

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21 julho 2009

Como usar o Compressor no Audacity

Nesse pequeno tutorial você aprenderá a usar o "Compressor" no "Audacity", essa ferramenta que faz ajustes precisos de volume para você ouvir trechos baixos sem distorcer o áudio.

Agora você vai aprender a trabalhar melhor com o volume de seus arquivos de áudio. Mas não é simplesmente aumentar ou diminuir esse volume. O Audacity tem uma ferramenta, chamada Compressor, que é capaz de reduzir o volume de sons mais altos sem alterar os sons mais baixos. Desta maneira, o que é alterado no arquivo é a extensão dinâmica do áudio, e não somente o volume.

O principal objetivo de reduzir esta extensão é amplificar sons sem distorcê-los, o que é comum ao aumentar o volume. Com o Compressor, é possível, por exemplo, destacar uma voz ou música em meio a um fundo barulhento. Ou então reforçar uma voz gravada muito distante, fazendo com que ela pareça gravada de perto.

Com um arquivo de áudio aberto, acesse o menu “Efeitos” e a ferramenta “Compressor”.

Acessando o Compressor, do Audacity.


Você verá uma tela com um gráfico na parte superior e quatro niveladores embaixo.

O gráfico e os niveladores para os ajustes necessários.


Entenda o que cada um desses niveladores faz

Limiar: sons abaixo deste limite não serão alterados. Sons acima desse limite terão o áudio reduzido pelo compressor. Ele ajusta a linha vertical do gráfico acima.

Ratio: quando o áudio passa o limiar definido, o Audacity aplica essa taxa de compressão. Quanto maior esta razão, maior é a redução do áudio das partes altas. No gráfico, esta razão determina a parte de cima da linha amarela, após a curva.

Attack time: quanto tempo deve levar para que o Compressor reduza o volume após ele passar o limiar definido. Se a variação de volume for pequena, você pode definir um valor longo aqui. Já valores curtos vão compensar mudanças bruscas de volume, mas serão muito mais evidentes para quem estiver ouvindo.

Decay time: quanto tempo deve levar para que o compressor aumente o volume para o nível normal após ele voltar do limiar definido. Um valor alto aqui pode fazer com que sons baixos não sejam percebidos, mas também pode evitar que o volume fique muito alto em pausas de um discurso, por exemplo.

Exemplo prático

Imagine que você está editando um discurso. Em um determinado momento, o orador termina uma frase e os aplausos ecoam imediatamente. Considerando que os aplausos têm um volume mais alto que o discurso, o “Attack time” deve ter um valor baixo, pois o volume dos aplausos é mais alto que o limiar e não há pausa entre eles e o discurso. Já o “Decay time” pode ter um valor maior que o “Attack time”, pois os aplausos tendem a diminuir pouco a pouco, e não bruscamente.

Além dos niveladores, há a opção para normalização e teste.


Além desses quatro niveladores, há também a opção “Normalizar para 0dB após a compressão”. Esta opção, quando marcada, aumenta o volume geral do arquivo sem distorcê-lo depois que a compressão é aplicada.

Antes de aplicar o efeito, clique em "Testar" para ver como o áudio fica com os efeitos.

Fonte: Baixaki




20 julho 2009

Isol8or

Isol8or combina um pouco de Phase, Flanger e Filter em um só plug in. Ótimo para quem quer dar uma "maquiada" em um vocal, ou deixar aquele loop de bateria com uma cara nova.




Autor: Krakli
Versão: 1.0?
Ano: ?
Tipo: Freeware

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17 julho 2009

Effex

Effex é um excelente VST para efeitos em sua musica, eu ja ficou como padrão em meus plugins,
ele conta com varios tipos de efeitos ao mesmo tempo. Testado e aprovado!






Autor: krakli
Versão: 1.0?
Ano: ?
Tipo: Freeware

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16 julho 2009

Aprenda a gravar e editar suas músicas no Audacity.

Nada melhor do que um software gratuito, descomplicado, inteiramente em português e com um leque de funções para começar a dar seus primeiros passos junto à era digital da edição de áudio. Neste tutorial você poderá aprender comandos básicos e essenciais para se integrar e ver que não é tão complicado quanto parece.


O Audacity é uma ferramenta para editar e mixar qualquer arquivo de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Então, estes arquivos podem ser tanto gravados por meio do seu microfone ou entrada de linha quanto importados de algum lugar do seu computador.

Importando áudio

Vamos começar explicando como se faz para importar músicas e efeitos sonoros para dentro do programa. Clique em "Projeto" e siga em "Importar áudio"; agora localize qualquer arquivo sonoro de sua escolha, podendo ser sua música favorita em MP3 ou qualquer efeitos sonoro em WAV.


Depois de selecionar, o programa deve carregar um pouco para criar o espectro sonoro referente à escolha.

Os botões básicos funcionam como em qualquer CD Player ou reprodutor de áudio. Ao apertar no botão "Play", você poderá escutar a faixa que importou. Lembre-se que você poderá se utilizar deste arquivo base para executar as demais ações de edição descritas abaixo.

Princípios básicos de gravação

Normalmente, os parâmetros de gravação do seu computador devem estar ligados por padrão. Caso você tenha algum problema com o som, entre no Controle de Volume do Windows e vá em "Opções / Propriedades". Selecione "Gravação" e marque as opções que preferir. Agora, no controle de Gravação, você pode selecionar o que quer ativo (dependendo da sua placa, só uma opção por vez poderá ser ligada) e ajustar os volumes individuais. Siga os passos:

1.

2.

3.

Para se certificar de que haverá som, você também deverá ligar os dispositivos nas entradas certas.

O microfone deve ser conectado no lugar correto (normalmente a entrada tem uma borda rosa, ou então existe um pequeno ícone indicativo). Na entrada de linha (Line-In — padronizada com a borda azul claro) você conecta todo tipo de aparelho que vai jogar som para dentro do computador. Ou seja, desde mesas de som até sinais vindos de amplificadores, CD Players, etc. O Line-Out serve para ligar as caixinhas de som, fones de ouvido ou qualquer outra saída de amplificação para reproduzir o áudio.

A diferença da entrada do microfone para o Line-in é que esta não conta com um pré-amplificador, justamente por receber som de outros aparelhos que já geram uma potência sonora. Antes de começar a gravar, tenha certeza de que o dispositivo escolhido está selecionado no Windows e no Audacity.

Uma das formatações que simplificam e auxiliam o usuário novato no uso do Audacity são as ferramentas embutidas para controlar níveis de entrada e reprodução do som, bem como escolher que tipo de dispositivo está sendo usado para gravação.

Por fim, é só usar o botão "Gravar".

Note que uma trilha nova será aberta, e o som será captado assim que você emití-lo. Ao clicar no botão "Parar" (ou teclar a barra de espaço), a gravação será concluída. Se você quiser gravar novamente, uma outra trilha será aberta.

Interface Multi-trilha

O Audacity trabalha com um sistema multi-trilhas de gravação, reproduzindo sons diversos simultâneamente; note que, ao gravar várias vezes com o microfone, cada registro será aberto em uma trilha diferente.

Para gravar algo enquanto escuta o que já foi gravado anteriormente, siga em "Editar / Preferências". Grafe a caixa "Gravar e reproduzir faixas simultaneamente". Dessa maneira você terá uma referência na hora de gravar, por exemplo, a voz em cima de uma música, ou então uma narração junto a uma gravação.

Porém, se você usar essa função usando o microfone, tome o cuidado necessário usando os fones de ouvido na saída de áudio de computador. Se você optar por escutar pelas caixinhas de som enquanto grava com o microfone, lembre-se que ele também captará o que está sendo executado, podendo prejudicar um pouco a gravação.

No painel que aparece a direita de cada trilha, você controla parâmetros individuais relacionados a elas. Ao clicar em "Mudo" você corta seu som durante a reprodução; clicando em "Solo", todas as outras pistas serão silenciadas.

O primeiro slider serve para redicionar o volume específico de cada trilha, ajudando para equiparar o som geral. O segundo é responsável pelo Pan — valor que representa o quanto de sinal total está sendo desviado para cada lado da interface estéreo (ou seja, se o som vai "sair" pelo lado direito ou esquerdo do fone, falante, etc.).

Copiando, colando & editando

Este simpático grupo de ferramentas ajuda bastante nas tarefas básicas de edição. Os 3 primeiros (Recortar - CTRL+X, Copiar - CTRL+C e Colar - CTRL+V) funcionam como em qualquer outro aplicativo do Windows.

Basta você selecionar qualquer pedaço da trilha e executar os comandos. Pode-se selecionar uma trilha por vez ou então arrastar o mouse para executar ações em todas elas. Qualquer fatia pode ser colada em qualquer lugar: com estes comandos você literalmente monta e remonta a música.

Agora vamos aos dois último ícones, à direita. O primeiro "Apagar tudo fora de seleção" é ótimo para ir direto ao assunto e eliminar o que você não quer na sua gravação. É só selecionar a parte que será mantida e clicar no ícone.

O botão "Silenciar seleçãO" cria um silêncio absoluto na parte selecionada. Se algum buraquinho ou ruído incomoda em alguma parte onde não deveria haver nada, esta é a ferramenta certa.

Zoom

O Zoom é essencial para a precisão em suas edições. Nesses botões você possui atalhos para aumentá-lo e diminuí-lo e também outras duas ferramentas que facilitam obras e reparos — quanto mais perto você deixa a aproximação, melhor fica a perspectiva dos detalhes.

Ao selecionar um certo excerto sonoro, você pode ir em "Ajustar seleção à janela". Assim, o campo escolhido irá figurar em toda a tela, com o Zoom aumentado, facilitando seu trabalho. O botão "Ajustar todo projeto à janela" ajusta o zoom do projeto inteiro para a janela ativa, não importando sua duração em minutos ou segundos.

Precauções com o volume

A barra de medidores é usada para monitorar os níveis de entrada e saída de áudio no Audacity. Serve, basicamente, para o usuário ter certeza de que o volume será o mais alto e fiel possível sem, no entanto, sofrer distorções ou perdas de freqüências.

As duas barras da esquerda com o ícone de um falante representam o som de saída (que será reproduzido), enquanto na esquerda temos os níveis de entrada (do que está sendo gravado).

Cada barra é dividida em dois canais — esquerdo, em cima e direito, em baixo, que representam a qualidade estéreo. Se o som gravado ou reproduzido for em mono (apenas um canal), os níveis indicados serão representados em apenas uma barra.

Se o nível estiver muito alto, provavelmente haverão comprometimentos quanto ao som final. Para solucionar o problema, é fácil: na hora da gravação, basta diminuir o nível de entrada nos controles tanto do programa quanto do Windows; se algum efeito criou uma intensidade sonora muito grande na hora da reprodução, você pode recorrer ao efeito "Normalizar".

Aplicando efeitos

O Audacity já vem com mais de 20 efeitos para você incrementar e experimentar nas trilhas, sendo que colocá-los é como "passe de mágica". Basta selecionar uma parte da trilha (ou trilhas) ir em "Efeitos" e clicar no escolhido (você sempre precisará informar ao programa — selecionando — em que parte quer aplicar os efeitos!).

Lembrete: sempre que quiser aplicar um efeito, é preciso parar a reprodução da música (não apenas pausar), pois senão a aplicabilidade estará desligada. Segue uma lista rápida sobre as funções de cada um deles:

Alterar altura (pitch)

Com este efeito você altera a afinação do áudio, sem mexer na velocidade geral de reprodução. Os músicos podem usar o sistema de semitons ou então as notas musicais, já que estão mais habituados; quem é leigo pode modificar pelas porcentagens. Se usado na voz limpa, pode gerar sons curiosos e engraçados.

Alterar tempo

Altera a velocidade sem modificar a afinação. Pode ser utilizado em segundos ou em porcentagem. Se você exagerar demais pode obter notas cortadas e ruídos indesejados.

Alterar velocidade

Também altera a velocidade, porém não mantém a afinação intacta. Simula discos rodando mais rápida ou lentamente.

Amplificar

Amplifica o volume sem distorcê-lo. Note que, se você tentar aumentar demais o volume, o botão "OK" ficará desabilitado como forma de precaução. Se você marcar "Permitr clipping" o programa não ficará responsável pelos danos ao áudio original.

Aumento de Graves

Sem segredo, aumenta os graves abaixo da freqüência que voce escolher. Dá um ótimo boost, sendo perfeito para música eletrônica.

Compressor

O compressor atua nas nuances sonoras, ajustando as dinâmicas e deixando o som mais "reto", deslocando o volume de sinais baixos para cima e o de sinais altos para baixo, literalmente comprimindo o som e nivelando as amplitudes das ondas. Após nivelar, pode também aplicar um pouco de ganho ao som final.

Digitar comando Nyquist

Comando para usuários avançados. Usando ele consegue-se criar transformações nas ondas sonoras a partir de linguagens funcionais de programação.

Eco

Como o nome diz, adiciona eco ao som original. O fator "Atraso" determina em quanto tempo virá a repetiçao, enquanto o "Decay" informa qual será a intensidade deste eco.

Equalização

Modifica todo o espectro de freqüências audíveis ao ouvido humano, compreendendo agúdos, médios e graves. Existem curvas pré-definidas para você carregar. Aliada a sensibilidade auditiva e experiência, pode se tornar uma ferramenta poderosa.

Fade In & Fade Out

O Fade In aumenta gradualmente o volume do trecho selecionado (eficiente para entradas), enquanto o Fade Out (bom para términos) faz o contrário, ou seja, diminui aos poucos o volume do trecho.

Filtro FFT

Similar ao equalizador, permite que você reduza ou aumente o nível de freqüências arbitrariamente.

Inverter

Usando o "Inverter ínicio e fim" simplesmente inverte o áudio, como se rodasse o disco ao contrário. Já o "Inverter verticalmente" apenas reverte a fase das ondas.

Normalizar

Está opção aumenta o volume geral da gravação com cautela, sem "estourar", além de regular o DC Offset (ruídos oriundos da sua placa de som). É útil normalizar todas as suas trilhas antes de mixá-las.

Removedor de cliques

Opção útil para remover os ruídos chato de discos de vinil sem danificar o resto do áudio. Os parâmetros de sensibilidade podem ser alterados para garantir um melhor desempenho.

Remover Ruído

Permite que você remova certos ruídos indesejáveis em gravações. Primeiro você seleciona um pedacinho que contém apenas ruído e acione o "Perceber perfil de ruído". Após isto, selecione o trecho de áudio completo que você quer remover os ruídos e clique em "Remover Ruído". O slider pode ser movido para adequar os níveis de sensibilidade. Às vezes da certo, mas não pode ser encarada como a ferramenta definitiva; funciona melhor quando o ruído é pequeno e o sinal de áudio tem mais volume que ele.

Repetir

Repete a parte selecionada um número específico de vezes. Bom para poupar tempo.

Wahwah

Apesar do Wahwah ser um efeito conhecido tradicionalmente pelo usa em guitarras e baixos, aqui ele pode conferir aspectos interessantes ao áudio original, dando uma sensação de imersidade ao som, com alternância de fase nos canais. Experimente sem medo!

Outros efeitos

Os efeitos que aparecem abaixo da linha divisória do menu "Efeitos" são outros plugins VST, Ladspa ou Nyquist que você tem no seu computador. Caso o programa não os tenha encontrado, cole-os na pasta "C:\Arquivos de programas\Audacity\Plug-Ins".

Marcadores

Inserir marcadores é algo importante para definir partes, entradas de instrumentos, finais de versos, localização de efeitos, etc. Enfim, facilitar sua vida e não deixá-lo procurando o tempo todo.

Para inserir uma trilha de marcadores vá em "Projeto/Novo Rótulo". Para definir as marcas, é só clicar no local especificado e apertar uma tecla qualquer para nomear a etiqueta. O mesmo processo utilizado para mover os pedaços de áudio é usado aqui com o que você marcou: copiar, recortar, colar, etc.

Metrônomo

Para garantir a coesão das faixas gravadas, a presença de de um metrônomo é efetivamente indispensável. Indo em "Inserir/Click Track" você cria uma pista com metrônomo. Entre as configurações, você seleciona as batidas por minuto (BPM), o número de batidas por compasso e a quantidade total de compassos. Depois que realizar as gravações, delete a trilha antes de exportar o projeto todo.

Salvando & Exportando

Quando você termina ou pretende terminar mais tarde sua edição, composição, montagem ou mixagem, pode salvá-la em forma de projeto — dessa forma poderá editá-lo em várias trilhas ainda no Audacity quando quiser — ou então exportar como WAV, MP3 ou OGG, que resultará em um arquivo audível em qualquer player de mídia, que condensa todas as trilhas que você preparou.

Exportando em MP3

Para exportar os arquivos em MP3 é muito fácil, tendo em vista que é só baixar o DLL Lame_Enc. O link é este aqui.

Ao selecionar a opção "Exportar como MP3" pela primeira vez, o programa irá pedir pelo codec. Então é só você localizá-lo no sistema uma única vez para tornar o procedimento automático e livre de falhas. O arquivo é o lame_enc.dll, portanto você precisa descompactar o que baixou.

Fonte: Baixaki





 
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