09 junho 2009

Dicas Para Gravação de Bateria

Neste artigo vou dar algumas dicas pra quem quer gravar bateria mas está tendo problemas para tirar aquele som desejado.
Em primeiro lugar, simplifique. Aprenda a tirar um bom som usando o mínimo de equipamento e, a partir daí, vá evoluindo. Com três microfones bem posicionados, sendo dois como overheads e um no bumbo, já é possível gravar um disco. Há quem diga por aí que quanto menos mics, melhor o som. Obviamente que, com tempo, experiência e dinheiro, você vai testando opções mais arrojadas.
Sempre procure enxergar o projeto como um todo. O som final que você irá conseguir não será somente determinado pelo equipamento e como você o usa, mas também pelo baterista, pela bateria e pela sala de gravação. Tente sempre extrair o máximo de cada um.
Aprenda um básico de afinação e um pouco sobre o instrumento em si, como ele funciona. Para estar bem preparado, é sempre bom ter um pequeno kit à mão com chave de afinação e abafadores.
Sempre procure salas que soam bem. Uma boa sala faz uma enorme diferença no som gravado. Pense em salas largas com pés direitos altos, chão de madeira etc. Talvez a grande sala com chão de tábua corrida da casa da sua mãe pode lhe gerar resultados que você nem imagina (só toma cuidado para seu vizinho não chamar a polícia, devido ao sutil barulho que você vai fazer).
Depois de encontrar a sala, procure nela o melhor ponto para posicionar o microfone. Ás vezes, um posicionamento não muito convencional é a chave do sucesso. Sempre lembrando que o músico tem que estar sempre confortável, pois você depende de uma boa performance dele.
Selecione os tipos de microfones usados: normalmente, os dinâmicos para microfonação de perto, como caixa, bumbo, tons. (reservando os mics de diafragma largo para o bumbo) e condensadores para ambiência, hi-hats etc. Não que isso seja uma regra. Experimentação é sempre bem-vinda. Não tenha medo de tentar coisas diferentes, porque soar bem é o que importa. Um detalhe importante é que, se você for utilizar de microfonação em estéreo, procure usar a regra de 3 para 1* para minimizar a distorção de fase. Outro truque para se livrar de problemas de fase seria angular os microfones em vez de posicioná-los paralelamente à pele, pois a reflexão entre superfícies paralelas é sempre mais complicada.
Como consideração final, diria que para aquela mexida final nos posicionamentos de microfones, utilize os seus ouvidos e não seus olhos. Algo pode lhe parecer bem colocado e não soar bem. Como em todas as situações dentro do estúdio, só muito trabalho e estudo vai nos levar a um estágio acima. Então, mãos à obra pessoal!
Bom trabalho e boa sorte!

* A regra 3 para 1: A distância entre um microfone e seu respectivo par seria a mesma do instrumento, formando assim, um triângulo.




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