22 maio 2011

UltraMixer Free - DJ Virtual

Player de áudio perfeito para você que é DJ ou simplesmente gosta do som no máximo e cheio de efeitos!

O UltraMixer Free é um excelente software para você que trabalha com som no computador ou apenas quer caprichar nas playlists de sua festa, podendo ser usado por qualquer usuário que conheça alguns conceitos básicos de mixagem.

Como utilizar

O aplicativo possui diversas funções que podem dar um toque profissional aos arquivos de áudio que você estiver tocando, especialmente pelo fato dele apresentar dois players de áudio simultâneos em sua janela principal, o que dá a você diversas possibilidades.

Isso significa que você pode manipular duas listas de música ao mesmo tempo, alternando entre elas sem que o som nunca pare. Há controles de volume e equalizadores totalmente independentes para cada player, além de opções para deixar uma das partes muda ou em mono.



CARACTERÍSTICAS

Fading

Uma das características mais importantes do UltraMixer é sua capacidade de alternar, de modo suave, entre as músicas de cada player, transferindo o volume para uma das partes através da barra encontrada na opção “Fading”.

Ela funciona como um volume convencional, permitindo a você diminui-lo em uma música enquanto aumenta em outra, com um único movimento. Há três modos de fazer isso, separados em diferentes desenhos.

O primeiro deles é capaz de aumentar o volume de uma até seu pico, passando a diminui-lo depois desse ponto. No segundo, as músicas só ficam em nível máximo de volume no canto dos gráficos. O terrceiro e último modo corta uma música exatamente quando a outra começa, de modo semelhante aos players normais.

Playlists

É possível importar listas de reprodução independentes em cada player, cabendo a você adicionar arquivos, pastas inteiras ou até mesmo CDs de áudio inseridos no seu computador, sem maiores complicações.

Essa ferramenta é ideal para quem utiliza pendrives e CDs de áudio, além de músicas já inseridas no computador, e sempre se depara com a tarefa de ficar alternando entre esses dispositivos, o que pode ser incômodo em algumas situações.



IMPORTANTE

Antes de tudo, você precisará ativar o software para poder usá-lo. Clicando no ícone da versão gratuita, uma nova janela aparecerá, pedindo para você validar o seu programa. Clique no botão referente à tarefa e, em seguida, preencha os campos corretamente com seu nome e email.

Em questão de segundos, você receberá um novo email, contendo sua senha para a validação do aplicativo. Além disso, vai como anexo um arquivo que será utilizado no processo e, portanto, deve ser baixado para o seu disco rígido.

Logo em seguida, copie o código enviado para o seu email no campo “Order Number” e escolha o arquivo que você baixou com a opção “Browse”. Finalmente, clique em “Activate” e reinicie o aplicativo.



11 maio 2011

Montagem de um Home Estudio

Será que aqueles estúdios de gravação grandiosos, com equipamentos sofisticados (e invariavelmente caros) que permeiam os sonhos de 10 entre 10 músicos que querem registrar suas músicas estão com os dias contados? Com certeza não, mas uma coisa é bastante certa: de um tempo para cá houve uma democratização ao acesso de tecnologia, e hoje é possível registrar em sua própria casa (com extrema qualidade) suas idéias musicais e porque não, até mesmo discos de excelente qualidade.

Estudio profissional

O Home Studio hoje é uma realidade ao alcance de um número bem maior de pessoas, com possibilidades de aquisição de equipamentos de excelente custo-benefício que podem propiciar a gravação de material de excelente qualidade. Nesta coluna iremos dar dicas de como montar seu home com qualidade, sempre buscando adquirir um equipamento condizente com a necessidade de cada músico.


O COMPUTADOR

Hoje a grande maioria dos trabalhos musicais é registrada em hard disk. As placas de som e os softwares musicais estão bastante ágeis, mas vale lembrar que audio digital requer uma máquina um mínimo adequada para o serviço. Uma configuração básica para rodar a maioria dos softwares e hardwares disponíveis no mercado é a seguinte: PC, Windows XP, com 256 de memória RAM, 600MHz, e um HD de 20G são suficientes.


A PLACA DE SOM

Esse é um dos itens de maior importância na cadeia de sinal. Por ela se dará a conversão do sinal analógico para o mundo digital.

Existem milhares de alternativas, mas o primeiro passo é você identificar a sua necessidade: “irei gravar apenas um instrumento ou voz por vez?”, “necessito gravar uma bateria acústica com vários microfones?”.

Essas perguntas vão auxiliar a dimensionar seu home, e por conseqüência sua aquisição será focada em sua necessidade.

Se sua idéia é registrar um instrumento por vez, ou uma voz e um instrumento, as marcas M-Audio e Roland têm disponíveis interfaces USB que são verdadeiros “estúdios miniatura”.

A “Fast Track Pro” da M-Audio é uma placa de som USB, com duas entradas de microfone pré-amplificada, duas conexões spdif, phantom power (para alimentação de microfones condensadores), saída para fone de ouvido, saída para monitores de estúdio, e um knob que controla a monitoração diretamente da placa, eliminando assim a sensação de “delay” em sua monitoração.

Além dos preamps terem excelente qualidade, outra conexão que chama a atenção é a de insert, que possibilita a conexão de efeitos externos, gravando-os junto a sua performance.

Outro ponto de destaque é a sua conversão de 24bits/96khz.

A Roland também possui sua placa USB, que atende pelo nome de Edirol UA 25.

Esta placa também possui 2 conexões XLR com phantom power, saída para fone de ouvido, saída para monitor e ao invés de uma entrada spdif, essa dispõe de uma entrada digital.

Assim como sua concorrente a UA 25 também grava em 24bits/96khz.

A Roland disponibiliza ao cliente o famoso software de gravação Sonar LE, um dos mais conhecidos dos usuários de home studio.

Essas duas placas USB possibilitam que o usuário grave suas idéias sem a necessidade de nenhum outro aparelho entre o microfone ou seu instrumento e seu computador, sendo assim uma ferramenta extremamente útil e simples de ser utilizada.


E SE EU PRECISAR GRAVAR MAIS CANAIS?

Essa é uma dúvida bastante comum: “e se eu precisar gravar uma bateria?”, ou “como posso gravar o ensaio de minha banda?”, são dúvidas recorrentes aos que iniciam a montagem de um home studio.

Pensemos na bateria não em um único instrumento, mas na junção de vários instrumentos de percussão tocados pela mesma pessoa. Sendo assim, o bumbo é um instrumento, a caixa é outro, os pratos etc. Sendo assim necessitamos de uma placa de som que nos permita registrar esses instrumentos individualmente, porém ao mesmo tempo. Isso se consegue com placas multipistas.

Uma das placas multipistas de melhor relação custo/benefício é a M-Audio Delta 10/10LT.

Ela possui 8 entradas analógicas mais um par de conexões s/pdif. Com ela é possível gravar simultaneamente até 8 canais, possibilitando assim a gravação de uma bateria ou até de ensaios.

Importante salientar que mesmo possuindo esta placa, se faz necessária a aquisição de uma mesa de som que possua a função “direct out”. Com essa função a mesa libera cada canal por uma saída específica, possibilitando a gravação simultânea.

04 maio 2011

Manual de Bolso da Produção Musical Atualizado v3.3 (2011)

Versão 3.3 do poderoso guia para músicos, técnicos e produtores, uma publicação inédita por Dennis Zasnicoff.




Os 10 passos da Produção Musical (criação, análises, mixagem, masterização...)

Como avaliar uma música e otimizá-la

A escala "Musipontos"

Onde devemos concentrar esforços durante a produção musical

As particularidades de cenário musical atual

A tecnologia no processo produtivo

Conceitos básicos e avançados

Termos e linguagem da Produção Musical

    Este Manual contém 37 paginas, muitissimo eficiente e recomendado.


    Autor: Dennis Zasnicof
    Versão: 3.3
    Ano: 2011
    Tipo: Freeware

    Clique no Icone Abaixo para fazer o Download

     
    Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification
    Downloaded from Free Templates