10 maio 2009

Compressor de Audio

Que tal saber oque é e para que serve um compressor de audio?
Como todos que trabalham com audio de uma maneira mais profissional, sabe que é que preciso tratar bem o audio quando se trata de finalização, portanto hoje trago uma matéria sobre compressores de audio, confira:

A compressão será, talvez, um dos efeitos mais confusos e menos compreendidos que existe. É facilmente perceptível que o seu uso é obrigatório, apenas ao observar os gráficos dos níveis de volume da nossa mesa de mistura, mas o que faz cada botão e como funciona um compressor? Este artigo pretende responder a estas perguntas assim como o “quando” e “como” da compressão.

Primeiro vamos começar por explicar os princípios básicos dos intervalos dinâmicos numa gravação. Primeiro temos o ruído base. Este é o som de menor volume, de nível mais baixo, onde se encontram os “hiss” e o som eléctrico “hum”residual. Em seguida temos o nível nominal, que será o mais apropriado para gravar o sinal emitido com o objectivo de minimizar a distorção e sobrepor-se ao ruído base. A relação entre o ruído base e o nível nominal é apelidada de relação sinal-ruído. Depois temos o nível máximo, que começa quando o seu sinal de emissão o atinge e é aqui que a distorção começa. Este é o nível máximo dentro dos intervalos dinâmicos.
A distorção será algo que vai definitivamente querer evitar, a não ser que tenha experiência nas técnicas de saturação (por vezes os engenheiros de som tentam distorcer ligeiramente o sinal até um certo limiar para conseguir obter um som mais “cheio” e com mais “força” – imitando os mais antigos gravadores de fita analógica -, mas por outro lado se tentar fazer este processo em formato digital talvez não consiga obter bons resultados).
A diferença entre o nível nominal e o nível máximo irá ser o seu espaço de manobra. Esta é a sua zona de segurança e onde irá registar alguns picos extraviados sem atingir o nível máximo. Para finalizar este tema, ao espaço entre o ruído base e o nível máximo chama-se intervalo dinâmico.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification
Downloaded from Free Templates