19 julho 2011

Glossário da Produção Musical

Você confere nesse post todos os termos utilizados na produção musical, leia todo o material e não fique perdido na hora de trabalhar com outro profissional.









Fique por dentro!
Andamento Velocidade de uma música, do seu ritmo. Muitas vezes medida em bpm (batimentos por minuto). Pode modificar profundamente a expressão da canção.
Arranjo Seleção de instrumentos, forma, andamento, variações melódicas e harmônicas que compõe uma “roupagem” para uma composição. É planejado de acordo com os instrumentos e vozes que interpretarão a música, considerando-se suas possibilidades e limitações.
Áudio Informações sonoras sob variadas formas: elétrica, óptica, digital etc. Quando manifestado no domínio acústico, gera ondas sonoras e é conhecido como “som”.
Audiófilo Apreciador da qualidade das gravações. Valoriza a naturalidade das produções e sistema de reprodução, incluindo a sala de audição.
Barramento Master Ou bus master, são os canais de mixdown de um console de mixagem real ou virtual. Em uma mesa de gravação, é conectado ao gravador estéreo. Em um console de P.A. (show ao vivo), é conectado às caixas de som que “endereçam o público” - Public Address – P.A.
Bounce Transformar partes de uma música ou trilhas de uma música em um novo arquivo de áudio. Frequentemente sinônimo de mixdown.
Bridge Uma sessão da forma musical. Tem a função de criar contraste e respiro.
Capo O inínio da música. Em notação musical, o termo "D.C. al Coda" instrui o músico a tocar novamente desde o início até o símbolo "Coda".
Cifra Código visual que representa um acorde musical. Ex.: A=Lá maior, Bm=Si menor, C#7+=Dó sustenido com 7a. maior.
Clássico Uma música famosa que se destaca e tende a agradar diversas gerações. Não confundir com o estilo “Música Clássica”.
Click Metrônomo, referência de tempo para que a performance não perca sincronismo e mantenha a uniformidade. Mutas vezes, um som de “click” para que os músicos possam escutar o tempo da música.
Click (ruído) Neste caso, um som característico originado por falhas no processo de gravação ou mixagem. Audível como um rápido estalo.
Club (versão) Uma mixagem alternativa que foi masterizada para ser tocada em boites. Normalmente, realça os extremos graves e agudos e é mais longa, com sessões instrumentais.
Coda Originalmente, a "cauda" ou finalização de uma música. Em notação musical, representa o final da performance, quando uma sessão da música é repetida. O termo "D.S. al Coda" na partitura instrui o músico atocar a sessãoentre os símbolos "Segno" e "Coda".
Compressão Explicação no capítulo sobre Mixagem. O processo de diminuir as diferenças de volume do áudio, reduzindo sua dinâmica.
Contraponto Técnica de composição que utiliza distintas frases melódicas que interagem entre si, criando uma relação harmônica que enriquece a música.
DAW Digital Audio Workstation. Refere-se aos pacotes de Software que funcionam como estúdios virtuais de produção musical.
Decibel (dB) Relação entre duas grandezas, com comportamento logarítmico. Em dB, sempre existe uma referência que deve ser expressa. A relação entre o sinal medido e a referênciadeterminará a quantidade de decibéis. Pode ser usado em áudio, acústica, elétrica, óptica etc. Exemplo: 85dB SPL = significa que o som medido é 85dB mais alto do que a referência, que por sua vez, equivale ao som mais baixo que pode ser ouvido.
De-esser Processador de áudio que atenua as sibilâncias, ou sons de consoantes como "s", "t", "c", "f". Normalmente, implementado como um compressor de banda estreita.
Dinâmica A diferença entre os sons mais baixos e os mais altos do áudio. Está relacionada com a naturalidade e contorno emocional das músicas. Gravações de música erudita orquestrada costumam ter muito mais dinâmica do que a música pop.
Distorção Qualquer alteração introduzida ao áudio original. Pode ocorrer no meio acústico, elétrico ou digital. Uma das distorções mais comuns e audíveis é a saturação, quando o nível de volume é muito alto para um determinado equipamento e “suja” o som.
Distribuição Normal Padrão estatístico de ocorrências que representa diversos fenômenos naturais, como o peso ou a altura de uma população.
Edição Ato de recortar, limpar, juntar ou manipular o áudio de uma maneira geral. A maioria das trilhas é editada antes da mixagem.
Equalização Explicação no capítulo sobre Mixagem. Alterar o conteúdo espectral do áudio. Ressaltar regiões (ex.: graves) ou atenuar freqüências com intuito corretivo ou artístico.
Equilíbrio Tonal A relação harmônica entre as freqüências sonoras. O balanço correto entre graves, médios e agudos.
Espectro Sonoro Toda a faixa auditiva, dos extremos graves aos extremos agudos. Varia aproximadamente de 20Hz a 20kHz par ao ser humano.
Estéreo Dois canais de áudio (esquerdo e direito) que, quando reproduzidos, criam o palco sonoro virtual.
Fade-In / Out A transição entre silêncio e som que ocorre no início e no final da música. Pode ter diversas durações e formas.
Fader Controle variável, originalmente vertical e deslizante, para ser operado pelos dedos.
Flat No áudio, refere-se a um equipamento ou ambiente acústico com resposta de frequência reta (lisa, estável). Em teoria, é desejável que salas, amplificadores e monitores sejam FLAT. Já microfones e prés não-FLAT possuem colorações interessantes.
Forma Tipos de sessões e suas ligações em uma música (intro, refrão, bridge, etc.).
Gig Do inglês informal, um trabalho, um "trampo" para o músico. Também pode significar a performance em si, a apresentação.
Groove Ritmo e marcação da música, a levada, batida. Pode ser bastante “quadrado” e estável ou “grooveado”, como no caso do Funk.
Harmonia Seqüência de acordes que funciona como fundo musical para a melodia. A estrutura da música, construída sobre uma tonalidade.
Headroom Margem de segurança. O "espaço" disponível entre o nível médio de um sinal de áudio e o máximo permitido pelo equipamento. Exemplo: uma gravação digital com nível médio de-12dBFS possui 12dB de headroom, uma vez que o limite é 0dBFS. Ou seja, o sinal pode aumentar até 12dB (durante as passagens mais altas) sem que haja distorções. Acima do teto, o sinal começa a distorcer e deixa de operar com fidelidade. Todo equipamento na cadeia de áudio possui um nível nominal e um headroom.
Hi-Fi (versão) Uma mixagem alternativa que foi masterizada para a confecção de mídias de alta definição, como CDs audiófilos, SACD e DVD-Audio. Costuma ser menos processada e com maior dinâmica.
Hook O “gancho” da música, o clímax musical ou lírico que normalmente contém a mensagem principal e gera o título da canção.
Know-how Conjunto de conhecimentos, técnicas e habilidades de um profissional.
Lei de Pareto Ex.: 20% das ações geram 80% dos resultados; 20% dos itens no varejo representam 80% do faturamento. Pode ser aplicada em diversas áreas e situações da ciência.
Lick
Uma frase melódica curta, ou sequência de notas, que é repetida durante a música. Costuma ser associada à guitarra e é mais presente nos solos e outras sessões de destaque na música popular.
Limitador Ou limiter, é um tipo especial de compressor que oferece uma grande taxa de compressão a partir de um nível limiar. Usado normalmente para se evitar saturação de monitores ou gravadores, limitar o nível máximo do áudio.
Line (linha) Tipo de sinal padrão no áudio. Possui nível (intensidade) elétrico próprio para interligação de equipamentos. Consoles, gravadores, amplificadores e equipamentos em geral trabalham com sinais de nível LINE. Há dois padrões na Indústria:+4dBu (profissional) e -10dBV (doméstico).
Loop (de Áudio) Trecho de áudio (como uma batida ou riff de guitarra) que pode ser concatenado e repetido para se criar sessões.
Loop (gravação) A mesma performance é gravada várias vezes em seqüência. Normalmente, o mix de fundo, que serve de base para a gravação desta trilha, é repetido em loop, enquanto cada take é registrado.
Mainstream A faixa de mercado tradicional, popular, de maior volume de vendas e exposição. Artistas e músicas fora do mainstream são comumente chamados de underground ou alternativos.
Major Uma grande gravadora. Normalmente gerencia diversos selos que representam artistas famosos.
Melodia Seqüência de notas musicais que forma as frases cantadas ou tocadas sobre uma harmonia.
MIC Abreviação de microfone. No caso de sinais elétricos, indica que a entrada foi projetada para receber sinais de um microfone, que serão amplificados por um pré-amplificador integrado.
MIDI (programação) Informação musical sob a forma eletrônica ou digital. Permite a geração de áudio por mecanismos não-acústicos. Notas, suas intensidades e durações podem ser manipuladas por Software ou Hardware (instrumentos virtuais), muitas vezes simulando os equivalentes reais.
Mídia Master A mídia física que contém a produção final e serve de molde para a confecção de cópias idênticas. Por exemplo, um disco de metal ou um rolo de fita magnética. O áudio master pode existir dentro do computador mas será transferido para alguma mídia antes da geração das cópias.
Mix ou Mixagem A mistura das trilhas gravadas com o objetivo de apresentar todos os elementos de ritmo, harmonia e melodia de uma maneira clara e interessante. Normalmente, combina o áudio em um canal estéreo (L+R).
Mixdown O ato de mixar ou combinar várias trilhas para um número menor de canais. O resultado da mixagem em forma de áudio.
Modos Ressonantes Fenômeno acústico que altera a intensidade das ondas sonoras dentro de uma sala. É mais notável nos graves e em salas pequenas, podendo aumentar ou diminuir consideravelmente a audição de determinadas freqüências.
Monitor Caixas-acústicas, alto-falantes, fones-de-ouvido – o sistema de monitoração de áudio que permite técnicos e músicos escutarem os sons de performances e gravações.
Multi-pista Gravador ou processo de gravação que registra várias trilhas (ou pistas) independentes ao mesmo tempo. Permite maior controle e versatilidade durante a mixagem .
Naipe Grupo de instrumentos com características semelhantes que tocam uma frase musical, com o objetivo de aumentar o volume e enriquecer o som. Naipe de violinos, naipe de metais.
Nível Nominal Intensidade de sinal adequada para um determinado equipamento. Ex.: na mesa de som, todas as entradas devem ser ajustadas via controle de TRIM para que todos os canais tenham um sinal com nível médio em torno do nível nominal da mesa. Assim, garante-se headroom e ruídos baixos.
Orgânica (gravação) Áudio com realismo e entrosamento, aproxima-se de uma execução ao vivo.
P.A. "Public Address" - sistema de som endereçado ao público.
Pad Som de fundo, normalmente baixo e suspenso (notas longas que variam pouco), acompanhando a harmonia da música.
Panorama Posição horizontal de um elemento na música, esquerda / centro / direita e os inúmeros graus intermediários. Configuram o palco sonoro no estéreo. Gravações mono não possuem panorama.
Partitura Representação musical gráfica em um pentagrama, com símbolos padronizados que indicam a nota musical, sua duração e maneira de se interpretar.
Phantom Image Imagem fantasma, a existência de um elemento no panorama musical que de fato não existe,entreas duas caixas acústicas do placo sonoro.
Phantom Power Tipo de alimentação que substitui fontes ou baterias para microfones a condensador. É transmitida pelo próprio cabo de áudio balanceado do microfone.
Plugin Software utilizado para processar (alterar) o áudio. Muitas vezes, substitui equipamentos reais e físicos. Pode ter inúmeras funcionalidades, como equalização, compressão ou reverberação.
Pop (estilo) Às vezes sinônimo de moda ou descartável, na verdade, é tudo aquilo que não é erudito (complexo, alternativo, particular). Popular.
Pop (ruído) Neste caso um som característico, normalmente originado do uso indevido de microfones. Ex.: quando o vocalista gera um grande fluxo de ar nas consoantes “p” e “b”.
Pré (amplificador) Equipamento responsável por elevar o nível de umsinal fraco proveniente de algumas fontes. Sinais de microfones (MIC) e de alguns instrumentos são transformados em nível de linha (LINE) na saída do pré. Na sequência, podem ser processados, mixados e/ou gravados.
Punch Som “na cara”, presente, alto e claro. Apropriado para alguns elementos e estilos musicais. Relaciona-se com o impacto auditivo sentido pelo ouvinte.
Quantização Na nomenclatura MIDI, significa ajustar a posição e a duração das notas para que se encaixem em um determinado groove, soem corretamente no tempo e em harmonia rítmica com as notas dos outros instrumentos.
Rádio (versão) Uma mixagem alternativa que foi masterizada para ser tocada no rádio. Quando não é própria música original, pode conter uma introdução mais rápida, volume mais alto ou menor duração.
Remix Versão remixada de uma música pré-lançada. Novo arranjo, duração, interpretação e /ou estilo.
Reverberação Explicação no capítulo sobre Mixagem. O campo sonoro que é constituído pelas inúmeras reflexões de um espaço físico. O “rastro” do som.
Riff Motivo musical que se repete e tende a caracterizar uma música ou sessão dela.
RT60 Tempo necessário para o som decair 60dB após ser reproduzido na sala (acusticamente ou por falantes). Tempo de reverberação, normalmente varia de frações a alguns segundos.
Sala de Controle Sala de gravação e mixagem, local de trabalho dos técnicos de som. Normalmente possui isolamento acústico e linha de visão para o estúdio
Sample Gravação de áudio de uma nota ou acorde tocados por um instrumento real ou virtual. Pode ser disparado por sinais MIDI, permitindo, por exemplo, que um teclado toque sons de saxofone.
Side Chain Entrada auxiliar de equipamentos (compressores, gates etc.) cujo sinal controla o que acontecerá com o sinal principal. Quando o side-chain não é usado,o sinal principal é o próprio sinal de controle.
Solista Músico especializado que toca, normalmente, passagens melódicas conhecidas como solos.
Surround Tecnologia de sonorização que utiliza falantes traseiros e/ou laterais para um som mais envolvente. Especialmente utilizada em cinemas e home-theaters.
Tablatura Representação musical alternativa que simboliza a parte do instrumento que deve ser tocada (corda e traste, peça da bateria etc.).
Take Uma das diversas gravações de um mesmo trecho.
Talkback Mecanismo de comunicação entre a Técnica e o Estúdio. Um microfone de talkback é posicionado dentro da Técnica para que os artistas possam escutar orientações do técnico, quando necessárias.
Técnica (sala) O mesmo que Sala de Controle.
Teoria da Informação Explica como captamos as informações apresentadas. Ex.: um instrumento pode aparecer na mixagem e depois ser abaixado de volume sem que deixemos de notá-lo (liberando espaço para outros).
Teoria Gestalt Argumenta que A+B não é igual a A+B, mas sim C, um todo que é maior que a soma das partes. Na música, a soma dos elementos – resultado final – pesa muito mais do que se tentar teorizar a junção deles.
Timbre Conjunto de características que determinam um tipo de som: piano, violino, flauta. Eles podem tocar a mesma nota, mas serão bastante distintos, com ataques, decaimentos e conteúdo espectral diferentes.
Tonalidade O tom de uma música, o acorde fundamental da harmonia. Está relacionada às possibilidades e limitações dos instrumentos e vozes.
Transiente No áudio, refere-se aos sons intensos, de curta duração. Típicos em instrumentos percussivos, conhecidos como "ataque", seguidos de um decaimento.
Trilha Uma das pistas de uma gravação multi-pista. Normalmente contém apenas um instrumento ou voz.
Trim Regulagem de ganho de entrada em um canal da mesa. Ajusta a quantidade de pré-amplificação para sinais MIC ou ganho/atenuação de um sinal LINE, para que o canal receba um sinal em nível nominal.
Vazamento Sons captados por um microfone que, a princípio, deveriam ser captados por outro(s). Acontece quando há mais de um microfone exposto à mesma fonte sonora. Às vezes, o vazamento é desejável para se criar naturalidade.
VU Do inglês, "volume units", ou unidade de volume. Tipo de medidor de áudio criado para representar a percepção humana de "volume", ou intensidade de um som. Equipamentos com medidores VU devem operar em torno de 0dB VU (nível nominal). A eletrônica de um VU é feita de maneira aindicara sensaçãode volume, sendo que variações desinalmuito rápidas não são representadas, já que não são percebidas por nossos ouvidos.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification
Downloaded from Free Templates