25 junho 2009

Um pouco sobre "Sampler"

Sampler é um equipamento que consegue armazenar sons numa memória digital, e reproduzi-los posteriormente.

Este é um dos grandes responsáveis pela revolução da música eletrônica pois através dele e usando ciclos (loops em inglês), pode-se manipular os sons para criar novas e complexas melodias ou efeitos. Como instrumento musical é usado em vários géneros musicais, como o pop, hip-hop, dance music, rock, metal, música experimental e até na MPB. É usado pelas mais diversas bandas ao redor do mundo como por exemplo Keane, Coldplay, Slipknot, U2, Maná e Linkin Park. No Brasil temos como principais exemplos Skank, Jota Quest, entre outros. Também é usado em pós-produção áudio para efeitos sonoros. Graças aos samplers e backing tracks podemos contar com arranjos de orquestras inteiras em shows, por exemplo, mesmo em palcos que não comportem mais que 3 ou 4 músicos.

Existem algumas marcas conceituadas para o instrumento, como é o caso da Korg e Akai. Muitos desses equipamentos permitem também fazer as edições do som no próprio equipamento. Como é o caso do MK - II da Korg. Além da inserção, o áudio pode ser editado utilizando alguns efeitos como: Pitch shifter, Reverb, Delay, Distortion entre outros.

Alguns samplers estão associados a um controlador que pode ser um teclado, almofadas (pads em inglês) ou qualquer outro dispositivo de controle. Esses controladores também podem ser externos ao instrumento. É possível endereçar os sons a uma parte específica do controlador (uma das teclas ou uma das almofadas, por exemplo), e reproduzi-los em tempo real.

Também associados a alguns samplers pode estar um sequenciador, através do qual se pode criar uma sequência, com diversos sons, e reproduzi-los.

Com o sampler pode-se construir, desde um rápido efeito, até uma sequência de ciclos com diversos instrumentos.

A partir da semana que vem teremos Downloads de Samples, para serem usados tanto nos "Samplers" citado acima quanto nos seus Sequenciadores. Aguardem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification
Downloaded from Free Templates