05 maio 2009

Saiba mais sobre RMVB

Neste artigo conheceremos mais sobre este formato muito utilizado na internet, devido ao seu tamanho reduzido (ótimo pra que não tem uma boa conexão), e sem perda de qualidade:



RMVB?

RMVB é um acrônimo para “RealMedia Variable Bitrate”, ou “arquivo RealMedia de taxa de bits variável”. O RMVB nada mais é do que um arquivo no já consagrado formato RM, da RealNetworks, porém com a taxa de bits variável, o que o torna o campeão dos formatos quando se fala em qualidade versus tamanho. Ele também tem o seu tamanho muito pequeno, permitindo um manuseio mais rápido na internet tanto para download quanto para upload e compartilhamento.


Taxa de bits?

A taxa de bits variável é utilizada justamente para reduzir o tamanho do arquivo sem muitas perdas na qualidade da imagem. Isso acontece porque, no momento da conversão, o codificador analisa cada quadro do vídeo, mantendo a resolução de imagens mais complexas e reduzindo em imagens simples (com poucas cores, poucas nuances, etc.).


Diferença no tamanho do arquivo

Para efeito de comparação, tomamos como exemplo um arquivo de vídeo em alta definição, de aproximadamente 1 minuto no formato MOV, em comparação ao arquivo convertido para RMVB, com a mesma duração. O arquivo MOV tem aproximadamente 29 MB, contra os pequeninos 7 MB do arquivo convertido para RMVB e a diferença de qualidade é praticamente imperceptível.


Como reproduzir esse formato

Computadores não reconhecem por padrão o formato RMVB, assim como não reconhecem seu predecessor, o RM. Isso acontece porque os decodificadores necessários não são instalados juntamente com o Windows. Assim, faz-se necessário o download de programas que instalam os codecs, tornando possível a reprodução desse tipo de formato em qualquer reprodutor de mídia que já esteja instalado no PC. Adicionalmente, algumas instalações podem conter players mais leves, que são a melhor opção para executar vídeo, já que liberam poder de processamento, facilitando o trabalho do seu PC na hora da reprodução.

Leia mais sobre RMVB no Baixaki com a matéria completa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification
Downloaded from Free Templates